Singh Kaur Crimson Vol. 1, Guru Ram Das



Significado do mantra:

Este mantra foi dado a Guru Ram Das, que foi o quarto guru da religião Sikh dentre os dez que existiram.



Ram Das nasceu em Lahore, Punjab, em 9 de Outubro de 1534 (ou 24 de setembro de 1534?) em uma família Sodhi do clã de Khatri. Seu pai foi Hari Das e sua mãe Anup Devi. Sua esposa foi Bibi Bhani, a filha mais nova do Guru Amar Das. Eles tiveram três filhos: Prithi Chand, Mahadev e Guru Arjun Dev Ji.

Seu sogro, Guru Amar Das, foi o terceiro dos Dez Gurus Sikhs.

Guru Ram Das morreu em 1 de Setembro de 1581, na cidade de Amritsar, Punjab.

Como Guru, uma das suas maiores contribuições ao Sikhismo foi organizar a estrutura da sociedade Sikh. Ele também foi o autor de Laava, os quatro hinos dos Ritos de Casamento Sikh. Ele foi o planejador e criador da cidade de Ramdaspur que se tornou a cidade sagrada Sikh de Amritsar. Ele a fundou em 1574 na terra que comprou por 700 rúpias dos donos da vila de Tung. Anteriormente Guru Ram Das havia começado a construir Santokhsar Sarovar, perto da vila de Sultanwind em 1564 (de acordo com uma fonte em 1570). Ela não pode ser concluída antes de 1588. Em 1574, Guru Ram Das construiu sua residência e se mudou para o novo local. Naquele tempo, este lugar era conhecido como Guru Da Chakk (Mais tarde este lugar ficou conhecido cmo Chakk Ram Das). Em Amritsar, ele desenhou o gurdwara (ਗੁਰਦੁਆਰਾ) Harmandir Sahib (ਹਰਿਮੰਦਰ ਸਾਹਿਬ), que se traduz como "A Abadia de Deus", também conhecida como o Templo Dourado.



Um hino de Guru Ram Das pode ser encontrado na página 305 do livro sagrado dos Sikh, o Guru Granth Sahib:

“ Aquele que se denomina Sikh do Verdadeiro Guru deve levantar cedo de manhã e meditar no Nome do Senhor. Deve fazer um esforço regular para se limpar, se banhar e mergulhar na psicina de ambrosia. De acordo com a instrução do Guru, deve cantar o Har, com o qual todos os erros, pecados e dores devem ir embora.”

A letra é a seguinte:

Guru Guru wahe Guru, Guru Ram Das Guru

Waheguru (Punjabi: ਵਾਹਿਗੁਰੂ, Wāhegurū or ਵਾਹਿਗੁਰੂ, Wāhegurū; também escrita como Vahiguru) é o termo mais frequentemente usado pelo Sikhismo como referência a Deus, o Ser Supremo ou o criador de tudo. Quer dizer "O Bom/Melhor Professor" na linguagem Punjab. Wahi significa "bom" (uma palavra emprestada da Pérsia) e "Guru" (Sânscrito: गुरु) é um termo que significa "professor".

"Waheguru" também é usada como saudação entre os Sikhs.

Significado espiritual (Guru Mantra of Guru Ram Das):

Postura: Sente-se numa posição fácil com suas mãos em Gyan Mudra. Feche seus olhos e medite no ponto do meio das sombrancelhas. Repita o mantra em um único tom e cante com a versão musical.

Gyan Mudra (Posição das mãos):



Tempo: Você pode praticar esta meditação por muito tempo. Comece com 3 minutos e trabalhe até 62 minutos ou mesmo 2 horas e meia.

Comentários: Este é o mantra da humildade, relaxamento, auto-cura e alívio emocional. Chama o espírito da humildade e da graça do reino de Guru Ram Das, com sua luz guia espiritual e graça protetora. Reconecta a experiência de infinito ao finito, portanto resgata você no meio das provações e dos perigos.

A primeira parte, Guru Guru Wahe Guru é um mantra nirgun (nirgun significa sem qualidade nenhuma) - um que ressoa apenas para o infinito, não possuindo componentes finitos. Projeta a mente para a fonte da sabedoria e do êxtase. A segunda parte, Guru Ram Das Guru é um mantra sirgun (sirgun significa com forma). Ele portanto projeta a mente ao infinito e então se relaciona de forma finita em termos práticos.

Yogi Bhajan considerou este mantra como sendo o seu pessoal e ele foi dado a Yogi Bhajan pelo Guru Ram Das na sua forma astral.

Fontes:
Guru Ram Das (Wikipedia)
Guru Ram Das Ji (SikhHistory.com)
The Fourth Master Guru Ram Das (Sikh.org)
Guru Mantra of Guru Ram Das (Dasvandh.org)
Guru Ram Das Ashram
Guru Ram Das (Deleito-me Ao Luar)
Aniversário de Guru Ram Das (Jardim de Lótus)
Guru Ram Das (His Life And Teachings)

Comentários

Postagens mais visitadas