O Ego Espiritual

O Ego Espiritual


Ego. O que é?

Ego é tudo o que não é a alma, a essência.

Infelizmente, nem sempre na busca da espiritualidade, as pessoas estão isentas de toparem com o próprio ego inflado. São pessoas que procuram a espiritualidade mais para se afirmar, dizer que são melhores do que os outros do que para realmente se conectar com a própria essência.

O ego espiritual é talvez um dos piores egos que existem. Pois onde deveria reinar a humildade, a empatia, reina o orgulho, a prepotência, o egoísmo, o querer chamar atenção apenas para si, o querer tudo para si, o querer controlar as pessoas.

A pessoa até tem algum objetivo nobre, mas se baseia na competição e no combate ao sistema de maneira competitiva porém a pessoa não tem ética e não respeita a vontade dos outros. Operam como se tivessem o Sagrado Masculino desequilibrado.

O ego espiritual leva ao fanatismo religioso. Ao abuso de poder dos líderes espirituais ou pessoas que estariam em algum cargo de maior responsabilidade. Ouvimos certas frases, em diversos setores.

Tudo o que eu faço é melhor do que o que os outros fazem.
A minha maneira de fazer é a única correta.
Eu sei de tudo.
O que eu não entendo não funciona e é pior do que o que eu conheço.
O que eu nunca fiz antes é pior do que o que eu já fiz, porque eu preciso provar que eu sei mais do que todo mundo.

Dentro das religiões

A minha religião é a melhor que tem.
Não consigo entender as outras religiões.
Só a explicação da minha religião é a correta.
Nós somos os escolhidos.

Não vá procurar outras religiões.

Se o outro não segue a minha religião ele não presta.

Dentro das práticas espiritualistas

A minha prática espiritual é a melhor que tem.
A minha prática espiritual é a única que presta.
A minha prática espiritual é a única correta.
Aqui só aceitamos gente do nível avançado.
Nós somos os escolhidos.

Não vá procurar outras práticas espirituais.

Se o outro não segue a minha prática espiritual é inferior.

Eu não preciso de religiões ou de aprender nada em outro lugar.

Uma certa arrogância aquariana digamos assim

Eu acesso direto e não preciso de ninguém para me ensinar nada.
Eu sou altamente evoluído e melhor do que as outras pessoas.
Eu não respeito hierarquias.
Eu não preciso de mestres e nem de gurus.

Hábitos e terapias holísticas 

Eu sou vegetariano, sou melhor do que os que comem carne.
A minha personalidade do eneagrama é a melhor e a única que tem qualidades.
A minha personalidade homeopática é a melhor e a única que tem qualidades.
A minha terapia holística é a melhor que tem.

No meio do Sagrado Feminino 

Veja como o meu filho é mais evoluído.
Veja como eu consigo parir. Em casa! Sou melhor do que as outras mulheres.

Orgulho uma fonte do mal

Será que a pessoa que está com este ego, este orgulho e soberba vai conseguir ouvir o outro?

Pois o orgulhoso não consegue ouvir os outros. Está certo o tempo todo. Além disso, o orgulhoso tem dificuldade de sentir o que o outro sente. Tem dificuldade em sentir empatia.

O que diz a Bíblia

Provérbios 16

A soberba precede a ruína, o espírito arrogante precede a queda. Melhor é ter o espírito humilde entre os oprimidos do que dividir um grande espólio com os arrogantes...


A arrogância, a competição exacerbada, a ambição desmedida, a sede de poder e controle podem arruinar tudo o que pessoas capazes podem fazer. Como dizem, o sucesso lhe subiu a cabeça. Aí vem o abuso de poder.

Há muitos relatos de homens que quando chegam em posição de destaque dentro do meio espiritual começam a querer um harém próprio e saem para conquistar mulheres e serem infiéis. Isso é bem comum, Soube de lugar onde um líder espiritual tem duas esposas. Há mulheres hoje em dia que se comportam dessa maneira também.

Domando o Ego

A humildade, o desapego são muito importantes para domar o ego.

Estes são princípios do budismo para dominar o ego:



1. Não te sentir ofendido.
2. Liberta-te da necessidade de ganhar.
3. Liberta-te da necessidade de ser superior.
5. Liberta-te da necessidade de ter mais.
6. Liberta-te da necessidade de identificar-se com teus êxitos.
7. Liberta-te da necessidade de ter fama.

Se alguém percebeu, seria a cura do Sagrado Masculino desequilibrado.

Só assim as pessoas vão conseguir realmente uma espiritualidade saudável.

Comentários

  1. Olá, posso compartilhar este texto em um vídeo falando a fonte do seu blog? Gratidão

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas