Merecimento

Merecimento


O que é merecimento?

Merecimento é algo conquistado por mérito.

Se nossas ações são boas e fazem o bem para o próximo e para nós mesmos, merecemos coisas boas. Se as ações são ruins, sem fazer o bem para próximo e para nós mesmos, a pessoa não merece as coisas boas pois gera carma.

Esse mecanismo de ação e reação serve para aprendermos o que é bom ou ruim. Serve para distinguirmos o que é o bem e o mal. Serve para além disso, nós conseguirmos passar do que é o mal para o que é o bem através do desenvolvimento das virtudes, o que seria a maneira como nós sairemos da dualidade (Ver "Dualidade no Mundo Emocional e Espiritual").

É também através do merecimento que manifestamos o que queremos.

Crenças e Merecimento

Existem diversas crenças que interferem na manifestação do que as pessoas querem. Algumas dessas crenças são ligadas ao merecimento.

É muito mais fácil para uma pessoa manifestar o que quer se ela acredita que merece tudo de bom e que Deus proverá o que ela precisa.

Porém, se por algum motivo ela não acredita que merece tudo de bom, ela não consegue manifestar o que quer.

Interferência no carma

Uma das crenças ligadas ao merecimento que bloqueiam as curas ou que até impedem pessoas de prescreverem remédios que atuam com a cura quântica é a crença de que se atuar no campo espiritual, a pessoa terá o carma resolvido e assim não estará aprendendo o que veio para aprender.

Ora, se a pessoa chegou naquele determinado método de cura quântica, ela chegou por merecimento. Provavelmente já aprendeu o que tinha que aprender e fez por merecer para não precisar sofrer aquele carma. Portanto, não há impedimento para que um remédio atue para a cura espiritual e as curas espirituais também podem atuar.

Vitimização

Crenças de vitimização são muito comuns. Elas bloqueiam o merecimento e consequentemente a manifestação pois quem tem essa crença quer continuar vítima e assim pensa que terá algum ganho secundário.

Pessoas que tiveram doenças e só assim conseguiram a atenção de uma família disfuncional podem achar que precisam estar doentes para obter amor, porém por um ganho secundário. É uma crença de vitimização.

Há pessoas que aprenderam que para estarem perto de Deus, para serem espirituais, precisam ser mártires.

Há pessoas que acham que precisam ser sempre os heróis e que os heróis precisam sempre sofrer para conseguirem o que querem.

Há pessoas que acreditam que a mocinha só é feliz no final e por isso ficam sofrendo até conseguirem o que querem.

A auto-sabotagem é uma crença de vitimização. A pessoa atrai fatos para sabotar o seu caminho para o sucesso porque precisam ser sempre vítimas.

Algumas crenças de vitimização surgem pela incapacidade da pessoa de perdoar os pais ou outras pessoas pelas quais sempre culpam por todos os seus infortúnios. São pessoas que não querem crescer espiritualmente, precisam sempre culpar os outros por tudo.

Ver em "A Próxima Vítima Pode Ser Você".

Abandono e rejeição

Abandono e rejeição geram culpa, ressentimento e vitimização. Pessoas que sofreram rejeição dos pais ou dos criadores ou que tem crenças de abandono ou rejeição por Deus ou a Fonte Criadora, ou mesmo rejeição de outras pessoas que não os pais podem ter um sentimento de que não são amadas e não merecem coisas boas.

Medo

A pessoa pode ter medo da felicidade ou do sucesso por exemplo. Ela pode acreditar que se tiver sucesso e se for feliz, outras pessoas a invejarão e isso pode resultar em algo ruim. Ou pode acreditar que não existe felicidade plena. Tudo isso pode ter sido aprendido de modo errado na família ou mesmo em vidas passadas.

A pessoa pode até ter medo do amor por não ter conhecido o amor de forma plena. Pode ter sofrido abusos e assim sua definição de amor vem com alguma dose de dor.

A pessoa pode ter medo de errar e por isso gerar carmas ruins.

Reconhecimento e receber amor

A pessoa pode bloquear o merecimento por não saber receber amor. Pode mesmo não saber o que é o amor. Pode ter um trauma ligado a isso.

Pode acreditar que tem sempre que estar doando, fazendo caridade e para isso não pode receber nada de volta.

Aprendizado e Sofrimento

Acreditar que para aprender é necessário sofrer também é uma crença que precisa ser modificada. O aprendizado pode vir sem dor, com leveza e com amor.

Culpa

A pessoa pode se sentir culpada por ter feito algo que não foi bom para si ou para os outros e por isso acredita que não merece coisas boas. Ou pode se sentir culpada por ter sofrido abusos. Isso é muito comum.

Mágoa

A mágoa surge quando há uma expectative em relação a outras pessoas e isso pode fazer com que a pessoa sinta que tem algo contra outros e por isso não merece coisas boas. Principalmente se acreditar que precisa ser completamente boa para coisas boas acontecerem. Ver "Como limpar as mágoas".

Raiva 

A raiva é proveniente da frustração e da mágoa por alguém ou algo. Isso também faz a pessoa não acreditar que merece coisas boas.

Competição

Há pessoas muito competitivas que acreditam que só podem receber algo se forem melhores do que os outros. Desse jeito, continuam prejudicando outras pessoas e continuam gerando carma. Ver em "Cooperação x Competição".

Mentiras

Há pessoas que mentem muito para os outros e para si. Se o que a pessoa deseja se baseia em mentiras, pode secretamente não acreditar que merece coisas boas e por isso nada do que quer acontece. A pessoa pode se sentir uma farsa, como se não fosse o que é de verdade.

Falta de ética

Existem pessoas que não tem noção e querem manifestar coisas que prejudicam outras pessoas. É claro que o universo não vai ajudar. A pessoa pode até conseguir o que quer, porém se prejudicou outros, acaba por perder o que pediu.

Apego e Gratidão

O apego e a avareza acabam por gerar escassez já que não se liga na energia da abundância. Tudo o que gera apego no final acaba por fazer a pessoa perder o que tem.

É muito importante agradecer pelo que já se tem ao invés de reclamar do que se tem ou do que não se tem.

Comentários

Postagens mais visitadas