O Paradigma da Escassez

O Paradigma da Escassez



O espírito dos índigos e de todas as novas crianças não se sentem de acordo com o tipo de mentalidade arcaica da escassez. Lembro-me de que quando eu e meu irmão éramos crianças, minha mãe nos levou a uma psicóloga porque ela achava que nós não éramos agressivos e sofríamos nas mãos das outras crianças da creche. A psicóloga disse que não existia nada de errado com a gente, que apenas éramos mais cooperativos e não competitivos e que o mundo precisava de mais pessoas assim. Como era difícil sermos índigos, nascidos ainda nos anos 70, sem nos encaixarmos neste sistema agressivo e cruel.

O ambiente era praticamente irrespirável, um sistema competitivo que pisa nas pessoas mais humildes em benefício de apenas alguns.

Hoje em dia em alguns lugares do país (raros eu sei) e de fora existe um clima maior de cooperação, ao menos a nível de sociedade. Existem sociedades mais justas e igualitárias, onde todos vivem com o suficiente, sem ostentar, sem competir, como os países da Escandinávia e o Japão.

Ali, as casas não são muito grandes, mas as pessoas são felizes, tem uma educação e saúde de ótima qualidade. A Suécia é o terceiro melhor país para se parir, pois o parto humanizado já é estabelecido nos hospitais públicos e há uma ampla cobertura de enfermeiras obstetras do sistema público no acompanhamento pré-natal.

As escolas construtivistas prezam por uma educação mais cooperativa por isto. Não há mais lugar para exclusão onde apenas os primeiros lugares são contemplados.

O que é escassez?

Tudo começa pelo medo, pela ansiedade (temor do futuro). Por que o homem teme o futuro? Por não acreditar que merece o amor de Deus, não acreditar que Deus provê tudo ao homem. Por falta de fé. (Ver "Merecimento")

A escassez é o medo de que faltem os bens materiais de sobrevivência, que não há para todos.

As pessoas vivem no medo por não confiarem que Deus provê tudo o que o homem precisa. A fé consiste em confiar em Deus, que Deus proverá de tudo se o homem trabalhar corretamente.

O homem passa a trabalhar mais ainda e passa a criar estoques. Claro que não há problema em criar estoques para conseguir suportar um inverno rigoroso e também não há problemas em estocar porque houve uma produção tão grande que gerou excessos.

O problema começa quando para a criação do estoque, o indivíduo retire de circulação os produtos para que não sejam gastos, por medo de faltar depois.

Quando isso acontece, há falta de produtos para as pessoas consumirem, aumentando os preços dos mesmos.

Se há o aumento dos preços, há exclusão das pessoas que não podem pagar por mais. E se há pessoas que não podem consumir aquele produto, a ideia de que não há para todos.

O que isso gera?

A competição pelos bens materiais e por tudo o que favoreça ao indivíduo que ele se sobressaia e consiga sobreviver num meio hostil onde tudo falta. A competição pode ocorrer também não só pelos bens materiais, pode acontecer até nos meios espiritualistas e religiosos (ver "O Ego Espiritual").

Ganhar ou perder

Se há alguém que perde, há sempre alguém que é ferido. E quem ganha sempre fere alguém que perde. Muitas vezes as pessoas que vivem na mentalidade competitiva não aceitam perder.

Inimigos e adversários

Num sistema assim, todos são inimigos em potencial. As pessoas vivem tensas, estressadas e com medo de inimigos.

Ganância e ambição

Tornam-se gananciosas, ambiciosas, apenas para poder assegurar que conseguem sobreviver.

Cobiça e inveja

Entregam-se à cobiça e invejam o que é do outro para garantirem que são melhores do que os outros, que são os mais fortes dentro do sistema de sobrevivência.

Raiva, ódio

Por se compararem com os outros, tendo inveja, começam a se frustrar. A frustração leva à raiva. O agredir os outros leva ao ódio.

Falta de ética

Como tem inveja, pensam em tomar o que é do outro, violando o respeito ao próximo e assim violando a ética. Ao violar a ética, o respeito ao próximo,  gera-se decepção, mágoa, rancor, medo, desconfiança, raiva, ódio, separação.

Ostentação

Precisam ostentar para dizer que tem poder e que tem mais capacidade de sobrevivência. A ostentação já é uma agressão porque a pessoa já tem demais e falta para o outro.

Guerras e brigas

As guerras nada mais são do que brigas, disputas, competição por bens materiais.

Trevas

As trevas são geradas através de tudo o que foi citado acima.

LINKS DE REFERÊNCIA

O Cérebro Reptiliano
Cooperação x Competição
O Ego Espiritual
O Sagrado Masculino
O Paradigma da Abundância

Comentários

Postagens mais visitadas